domingo, 3 de abril de 2011

Festival de Inverno confirmado para a última semana de maio

O site da prefeitura de Cerro Corá na internet confirma que o 9º Festival de Inverno do município será mesmo realizado na última semana de maio, nos dias 27, 28 e 29. O site é http://www.cerrocora.rn.gov.br/ .

A confirmação das datas acaba, ai sim, com as especulações de que o Festival de Inverno, criado na gestão do ex-prefeito João Batista de Melo Filho, seria realizado, este ano, no mês de agosto, defendido por alguns por ser aquele o "de mais frio" em Cerro Corá.

O próprio prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", chegou a falar em dezembro de 2010 com o "blogueiro" a respeito da possibilidade de mudança do calendário do Festival de Inverno, inclusive ventilando o uso de uma enquente ou pesquisa junto à população cerrocoraense.

Algumas pessoas, em recente passagem do "bloqueiro" por Cerro Corá na primeira semana de abril, fizeram ponderações sobre a inconveniência dessa mudança, primeiro, porque se trata de um evento que já faz parte do "Roteiro Turístico da Região do Seridó" e, segundo, diante das parcerias que existem com outras instituições públicas e privadas que dificultariam uma alteração do calendário, de certa forma, tão brusca.

Pessoalmente, o "bloqueiro" acha pertinente o Festival de Inverno em maio, porque é o mês, segundo as características climáticas da região da Serra de Santana, e do semiarido nordestino, que configura o final da temporada invernosa, embora o frio que caracteriza a cidade, prolongue-se por mais meses.

Cerrocoraenses e visitantes no Festival de Inverno de Cerro Corá, maio de 2008
Acredito, que uma mudança, sem uma consulta mais eficaz à população cerrocoraense ou mesmo aos conterraneos que moram fora, teria consequencias imprevisíveis para a continuidade do sucesso que é o evento turístico, cultural, artístico e gastronômico em que se transformou o Festival de Inverno, único na região do Seridó e que já está influenciando, por exemplo, o prefeito Erivan Costa, de Lagoa Nova, a criar o primeiro festival gastronômico dessa vizinha cidade distante a apenas 18 quilômetros de Cerro Corá e situada na chã da Serra de Santana, a uma altitude de 700 metros acima do nivel do mar.

Nenhum comentário: