sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sítios arqueológicos do Serido, incluindo Cerro Corá, em discussão no Rio

Cerro Corá está incluído entre os 22 geossítios da Região do Seridó, que vão figurar nas discussões durante o 1º Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico,  a ser realizado junto com o 2º Congresso Latinoamericano e do Caribe sobre as Iniciativas em Geoturismo, que ocorrerá de 14 a 17 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A região seridoense fará parte do debate com o trabalho "Cadastro de Geossítios no Seridó Potiguar (Nordeste do Brasil) para embasar proposta de criação de um geoparque", cujos autores são professore geólogo  Marcos do Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Rogério Ferreira, da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM).

Os dois concluíram, no começo deste ano, o inventário geológico da região do Seridó Potiguar, sendo o primeiro passo para criação do Geoparque Seridó. Além desse trabalho Marcos Nascimento irá coordenar uma mesa redonda cujo tema é Geoparques, onde serão abordados temas como conservação, educação, turismo e economia. 

Geoparque é uma nova forma de ordenamento territorial com base em conhecimento geológico e para o Seridó foram cadastrados 25 geossítios localizados nos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, São Vicente, Florânia, Caicó, Cruzeta, Acari, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó e Parelhas. A proposta de geoparque contempla uma área com cerca de seis mil quilômetros quadrados.

* Com informações do projeto "Roteiro do Seridó"

Nenhum comentário: