sexta-feira, 18 de novembro de 2011

João Batista é citado como pré-candidato no Encontro Estadual do PMDB em Natal

Por mais que se tente adiar ou esconder, está cada vez mais difícil para o PMDB de Cerro Corá ou propriamente o ex-prefeito João Batista de Melo Filho negar que ele deverá sair candidato a prefeito nas eleições municipais de 2012. Há alguns meses, o blog antecipou, com base em informação do blog do assessor político Jurandi Santos, que "Joãozinho" iria disputar a sua sexta eleição majoritária e tentar a quinta vitória para prefeito do município.

No começo da noite desta sexta-feira, dia 19, o nome de João Batista de Melo Filho foi, de novo, anunciado no Encontro Estadual que o PMDB realizou no salão nobre do América Futebol Clube, em Natal, como um dos 124 pré-candidatos a prefeito do partido no Rio Grande do Norte, coisa que o blog ouviu, depois de perguntar duas vezes a Jurandi Santos, se realmente Joãozinho estava na lista dos "prefeitáveis", o que Santos, imediatamente confirmou. O locutor do evento também divulgou o nome dele publicamente.

Pessoas próximas a Joãozinho, em Cerro Corá, já contam como certo o seu rompimento político com o grupo politico do prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM). o "Novinho", e que este anúncio seria só uma questão de tempo. Isto é, adiar o  máximo possível, diante de uma aliança mantida com "Novinho" que inclui a ocupação de espaços importantes dentro da administração municipal por correligionários de João Batista. A senha para tal seria os meses de abril a junho, mês previsto pela legislação eleitoral para as convenções partidárias que irão homologar os nomes dos candidatos a prefeito, a vice e para vereador em todos os 167 municípios do Estado e no restante do País.

A se confirmar a eventual candidatura de JB a prefeito, "Novinho" perde um grande aliado político para a sua candidatura de reeleição, obrigando-o a buscar outros apoios para se fortalecer politicamente. Caso isto venha a acontecer, também se cria uma brecha que pode trazer outras consequências, inclusive mais favoráveis aos partidos de oposição. Isto é, se JB também for buscar, na oposição, o apoio que precisa para se tornar mais forte e, apesar de sua experiência, não embarcar numa candidatura isolada: historicamente, em outras eleições, JB teve apoio de outros líderes partidários os apoios que assegurassem a sua vitória eleitoral.

Desdobramentos políticos estão por vir!

Nenhum comentário: