quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MDA destinará retroescavadeiras a dois municípios da área da Serra de Santana

Municípios brasileiros com até 50 mil habitantes serão beneficiados pela recuperação de estradas vicinais como ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Do Rio Grande do Norte são 26 municípios beneficiados, dos quais dois são da área da Serra de Santana - Lagoa Nova e Santana do Matos.

programa prevê a aquisição de máquinas do tipo retroescavadeiras voltadas para reforçar a infraestrutura de estradas desses municípios, melhorar as condições de escoamento da produção dos agricultores e a circulação dos moradores do meio rural.

Além de baratear os custos de frete dos insumos - gerando ganho indireto para o produtor -, ao melhorar as condições das estradas vicinais, estas máquinas ampliam o acesso dos agricultores às políticas de desenvolvimento para o setor. Nesta etapa, serão destinados R$ 270 milhões para a aquisição das máquinas.

A seleção dos municípios ocorreu de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial, ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

Nenhum comentário: