sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sales explica pesquisa de minerais terras-raras em Roraima



E como chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM, o chamado Serviço Geológico do Brasil, o cerrocoraense Francisco Valdir Silveira encontra-se em Boa Vista, Roraima, participando de pesquisas sobre os minerais terras-raras na área chamada de Repartimento, no Apiaú, em Mucajaí. 

Atualmente, quatro equipes formadas por geólogos, técnicos e prospectores atuam na região do Apiaú, para mapear a área onde foram encontrados metais terras-raras em 2011. Esta primeira etapa deve ser concluída até o dia 22 de abril. Posteriormente, será elaborado um relatório com o resultado das pesquisas. 

O Governo Federal, por meio do programa Terras-raras Brasil, deverá até 2014 concluir pesquisas sobre o tema em todo o país. "Não se trata só de terras-raras. Trabalhamos o projeto de minerais estratégicos no Brasil, onde estão inseridos minerais de alta tecnologia. Temos nos próximos três anos um grande desafio, em conhecer nosso potencial e alavancar a indústria. Começamos por Roraima porque tem um prospecto conhecido desde os anos 70", afirmou Silveira.

O tema terras-raras está em evidência atualmente em todo o mundo, já que os setores petrolífero, nuclear, metalúrgico e a indústria de alta tecnologia estão cada vez mais dependentes dessas substâncias. Trata-se de um grupo de 17 elementos químicos encontrados em composições minerais, utilizados na fabricação de produtos como tablets e celulares. Hoje, a China é responsável por 97% da comercialização mundial. 

Terras-raras
São um grupo de 17 elementos químicos chamados de ‘materiais da terceira onda’, porque são empregados em tecnologias de ponta e têm inúmeras aplicações na indústria. Podem ser utilizados na fabricação de smartphones, iPods, na metalurgia, supercondutores, cabos de fibra ótica, energia nuclear, computadores, aparelhos de televisão, telefones celulares e aparelhos de som, catalisadores, geradores de energia eólica, dentre outros.



Com informações do site "Folha de Boa Vista"


Um comentário:

Anônimo disse...

O Departamento de Recursos Minerais, está em boas mãos, pq Dr: Valdir Silveira é uma pessoa Comprometida com suas responsabilidades e conhecedor inquestionável na área de geologia.
Ficamos no aguardo das pesquisas.