sábado, 29 de setembro de 2012

Geólogo cerrocoraense volta ao país depois de chefiar missão brasileira no Canadá

Geólogo cerroraense Valdir Silveira (no canto, à esquerda) chefiou missão brasileira em visita às minas do Canadá
O geólogo cerrocoraense Francisco Valdir Silveira que chefiou uma missão brasileira ao Canadá como chefe do Serviço Geológico do Ministério das Minas e Energia, retorna ao Brasil neste domingo, dia 30, devendo permanecer em Brasília durante o resto da semana. No entanto, "Nena", como é chamado entre os conterrâneos e familiares, deve chegar à sua terra no fim da semana a fim de exercer, no dia 7, o livre direito do exercício do voto, nas eleições municipais deste ano em Cerro Corá.

A  equipe de geólogos da CPRM que está participando da expedição aos depósitos minerais das províncias Greenville e Superior, no Canadá, visitou na quinta-feira, dia 26, a Mina de Ouro de Malartic, explorada pela OSISKO, localizada na cidade de Val D'Or, e o Depósito de Ni da Royal Nickel Corporation, nas proximidades da cidade de Amos, ambos na Província de Québec. Subprovíncia Tectônica do Abitibi Belt.

Pela manhã a equipe foi recebida pelo geólogo Christian Tessier, da OSISKO, que fez uma apresentação sobre diversos aspectos da fase da pesquisa mineral, da implantação da mina, e do modelo de mineralização de Au, caracterizado como do tipo pórfiro, de baixo teor e grande volume.

Durante a tarde a equipe foi recebida na Royal Nickel Corporation, quando o geólogo de exploração Robert Cloutier, apresentou as etapas do Projeto Dumont, desenvolvido em corpo (sill) máfico-ultramáfico que hospeda mineralização de Ni, com perspectivas de se tornar a quinta mina de níquel em sulfetos do mundo, em produção.

O Professor Michel Ghautier, da Universidade de Québec-Montreal, guia da excursão, ainda levou a equipe para conhecer afloramento clássico da Formação Malartic (2,71 Ga), na Subprovíncia do Abitibi, constituída por camadas de rochas ultramáficas komatiícas com textura spinifex, que representam derrames sequenciais em ambiente oceânico.

Nenhum comentário: