domingo, 23 de dezembro de 2012

Democratas dizem que são de palavra e vão manter acordo na eleição da Câmara

O blog conversou por telefone com os dois vereadores do partido Democratas, Everaldo de Lima e Francisco Aldo Maciel, o “Aldin” a respeito da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cerro Corá, que confirmaram, mais uma vez, o acordo para a sucessão do atual presidente, vereador Antonio Ronaldo Vilar. Vereador de primeiro mandato, Everaldo de Lima disse que recebeu,  mesmo sem relatar de onde partiram, muitas pressões para a quebra do acordo feito com os três vereadores da oposição – Erivanaldo Albuquerque (PTB), Evilásio Bezerra (PPS) e Zeca do PT -, que garantiram votar nele para a presidência da Câmara.

Everaldo de Lima declarou que estão fazendo “um jogo sujo por trás” da sua decisão de se candidatar a presidente da Casa, inclusive pressões feitas em cima de seu pai e até de sua esposa, “pensando que eu ia enfraquecer e desistir da candidatura”.  O vereador Democrata disse “que é um homem de palavra” e vai manter o acordo feito com a oposição.

Já o vereador “Aldin” confirmou que o acordo feito no meio do ano para a vereadora Maria das Graças de Oliveira (PSD) sair candidata à presidência da Câmara realmente existiu, depois que ela saiu do páreo para ser candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada pelo reeleito prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM)), “Novinho”.

Com a indicação do ex-prefeito João Batista de Melo Filho para ser, como foi eleito, vice-prefeito na chapa majoritária com “Novinho”, este teria prometido à vereadora Graça Oliveira empenho junto aos vereadores da bancada da situação para que votassem  nela para presidente da Câmara.

Porém, “Aldin” informou que, em nenhum instante, houve uma conversa preliminar com a bancada a respeito, nem mesmo antes da eleição, quando não se sabia quais seriam os vereadores eleitos para a legislatura (2013/2016): “Eu até falei com o prefeito, como é que se promete uma coisa sem falar antes com todos os vereadores do nosso sistema político.”

O vereador “Aldin” defende, ainda, que o presidente da Câmara seja realmente dos Democratas, por causa da proporcionalidade de cadeiras na Casa, pois o seu partido elegeu três vereadores, enquanto o PMDB elegeu dois e todos os outros partidos apenas um da vereador. Ele disse que até perguntou para o prefeito “Novinho” porque “nenhum da gente serve como candidato?”.
Segundo “Aldin”, o acordo registrado em cartório será mantido: “A gente tem um compromisso e agora não abre mais, vamos cumprir com a nossa palavra e não vamos desmanchar nosso compromisso com a oposição”.
Além disso, “Aldin” saiu em defesa do vereador Everaldo de Lima, que estaria sofrendo uma campanha difamatória por ter o direito de votar e ser votado na eleição da mesa da Câmara, que ele afirma ser um poder autônomo e independente. No entanto, acrescentou ele, o processo da eleição da Câmara independe do apoio dele e Everaldo de Lima ao prefeito “Novinho”,  que é do seu mesmo partido e devia defender a eleição de um presidente do DEM: “A oposição mesmo sabe que a gente é da bancada do prefeito e não vamos ficar contra ele”.

Nenhum comentário: