sábado, 15 de dezembro de 2012

Por trás da eleição da mesa da Câmara está a disputa por uma fatia do Poder

A divisão do poder é o foco da discussão sobre a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Cerro Corá. Em conversa com um vereador na semana passada, ele disse que a bancada da situação precisa estar bem aquinhoada na questão do apoio ao prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", que além de se reeleger, tem na Casa o sobrinho Valderi Borges (DEM), o "Valdinho".

Além disso, o vereador questionou que do outro lado, o PMDB tem o vice-prefeito João Batista de Melo Filho, que tem a possibilidade de assumir uma secretaria municipal e ainda elegeu vereador o filho Álvaro Melo. No bolo da divisão do poder em Cerro Corá, o que se comenta é que o vereador Manoel José de Maria, o "Manoel de Cláudio (PMDB) desistiu de disputar a presidência da Câmara por ter a garantia do prefeito de que a partir de 1º de janeiro vai indicar um ocupante para a Secretaria Municipal de Obras, cargo que até então tem como titular o pastor Joel Avelino da Silva, que passaria para um cargo do segundo escalão na administração municipal.

Para fechar uma parte da fatia do poder pelo lado da situação, o marido da vereadora Maria das Graças Medeiros (PSD), que pleiteia a presidência da Câmara, ainda teria o marido, Adevaldo da Silva Oliveira, o atual secretário de Administração remanejado para outra secretaria, possivelmente a de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, pois a pasta da Administração seria uma reivindicação do futuro vice-prefeito para Jalmar Jargas, que deverá sair da Saúde para dar lugar a mulher do prefeito, Ivonete Maria da Silva, que deixaria a pasta de Finanças.

Ainda restariam duas pastas, a de Educação e Cultura, de onde estaria de saída a irmã do vice-prefeito João B. de Melo Filho, a professora Maria de Fátima Melo, e também a de Ação Social, onde deverá permanecer a professora Maria Amália Querino Olímpio, viúva do ex-prefeito José Walter Olímpio.

Por essas razões, ai estariam as reivindicações do vereador Everaldo de Araújo Lima e Francisco Aldo Maciel, que são do mesmo partido do prefeito, o Democratas, para alinhavarem com o apoio dos três vereadores da bancada oposicionista Evilásio Bezerra (PPS), Zeca do PT e Erivanaldo Albuquerque (PTB) uma chapa para a disputa da mesa diretora da Câmara, a fim de terem vez e voz na fatia entre os dois Poderes do município. ( Valdir Julião).


Nenhum comentário: