domingo, 22 de setembro de 2013

Currais Novos recebe seminário sobre província de ouro e xilita do Seridó

O geólogo cerrocoraense Francisco Valdir Silveira volta à sua terra, a região do Seridó, como um dos membros da comissão organizadora e chefe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) promovem nos dias 26 e 27 de setembro o 1º Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras (SPMB). 

O evento acontece na cidade de Currais Novos (RN) e tem como objetivo principal discutir o estado da arte do conhecimento científico e exploratório de algumas províncias selecionadas entre diversos atores, que incluem empresas, universidades e governos, de forma a incentivar estudos específicos e sugerir ações governamentais para fomentar o avanço do conhecimento, desenvolvimento econômico e social das regiões as quais se inserem.

A abordagem do seminário versa sobre a Província de W-Au Seridó (xilitífera e aurifera) que se destaca por apresentar uma ampla diversidade de recursos minerais, entre os quais se destacam: depósitos de W e Au tipo skarn; depósitos Ta, Nb e gemas a associados a pegmatitos; e depósitos auríferos associados a veios de quartzo.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, participará da abertura do evento. Fazem parte da comissão organizadora Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM) da CPRM, Maria da Guia Lima, chefe do Núcleo de Apoio de Natal (Nana), Vladimir Cruz de Medeiros, coordenador executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), e a pesquisadora em Geociências, Lys Matos Cunha.

As inscrições para o 1º Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras serão efetuadas no local do evento, ou através dos e-mails: maria.lima@cprm.gov.br e lys.cunha@cprm.gov.br. Inscrições gratuitas e limitadas.

Nenhum comentário: