terça-feira, 19 de agosto de 2014

Leno, que fez dupla com Lilian na Jovem Guarda, canta em Cerro Corá

Cantor e roqueiro que formou a dupla "Leno e Lilian" nos anos 60, período áureo da Jovem Guarda, o natalense Gileno Wanderley Azevedo faz show em Cerro Corá, no dia 8 de novembro. Ele se apresenta na Pousada Colina dos Flamboyants, segundo o  microempresário João Marcelo Pereira, que espera uma média de público de 150 pessoas durante o "II Rock da Serra". 

Aos cinco anos, Leno radicou-se no Rio de Janeiro, aos 14 voltou a morar em Natal, onde formou, com colegas de ginásio, o grupo "The Shouters", uma das primeiras bandas de rock do Nordeste. Ele fazia vocal e guitarra base. 

Leno voltou ao Rio em março de 1965, quando reencontrou a ex-vizinha de infância, Lilian. Na época, duas de suas primeiras composições ( ‘’O disco voador” e ‘S.O.S. )  são gravadas no Lp “Você me acende”, por um Erasmo Carlos em pleno “estouro” de “Festa de arromba”. No final desse ano surge então a dupla Leno e Lílian. São convidados para uma audição na gravadora CBS, onde são ouvidos pelo produtor Evandro Ribeiro e contratados.

O sucesso chega em janeiro de 1966, com o primeiro compacto simples, com Pobre Menina e Devolva-me. Depois, novo sucesso, com Eu Não Sabia Que Você Existia, um clássico de nossa música jovem, a dupla torna-se a mais popular da Jovem Guarda.

Em 1968, Leno iniciou sua carreira-solo com a música A Pobreza. Ela alcançaria o primeiro lugar em todo o Brasil e seria lançada também em espanhol e italiano. Seu primeiro LP solo, intitulado simplesmente de Leno, foi sua consagração, trazendo as belíssimas Eu Não Existo Sem Você e Papel Picado. No ano seguinte ele voltaria às paradas de sucesso com seu segundo disco solo, A Festa dos Seus 15 Anos , que também emplaca o primeiro lugar nas paradas e seria por muitos anos um dos mais vendidos do catálogo da gravadora.

Também em 1968 Renato e seu grupo gravaram Não Vou Me Humilhar Pôr Você e Porque Te Amo, esta em parceria com o irmão de Renato, Paulo Cesar Barros. Em seguida vieram Quando a Cidade Dorme, em 1969, Só Faço Com Você e Se Eu Sou Feliz, Pôr Que Estou Chorando, parceria com Raul Raulzito Seixas, em 1970. E Suas músicas também foram gravadas por artistas como Erasmo Carlos, Golden Boys, Amelinha, Jerry Adriani, Vanusa, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Nando Cordel, Renato e seus Blue Caps  e The Fevers entre outros.

Com informações do livro de Ricardo Puggiali, nos Embalos da Jovem Guarda)

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ter o prazer de assistir o SHOW de Leno no dia O8/11 na POUZADA COLYNA DOS FLAMBOYANTS

renato macedo disse...

Parabens João Marcelo por ter a iniciativa de trazer LENO para sua pousada COLINA DOS FLAMBOYANTS. MAIS UM SUCESSO DA COLINA
ESTAREI LÁ.