sábado, 27 de dezembro de 2014

A garotada do Botafogo de 1971

Na criação desse time, o blogueiro escreveu para o Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, na tentativa de receber a doação de um jogo de camisas original, infantil, nas cores preto e branco. Como não veio, pra frustração de todos, José Julião Neto surpreendeu a garotada e trouxe  de Natal, para onde fazia duas viagens semanais carregando passageiros numa kombi, essas camisas brancas com fios pretos nas mangas e golas. O calção, salvo engano, que confeccionou foi "Netinha", filha do saudoso Chico Camelo. 

A escalação do time, da esquerda para a direita: Ivanez, Valdir Julião, Doval, Vanilson Julião, Paulinho Canário, Quita de Mané Bazú e Louro; Zenóbio, Zequinha Macedo, Ronilson, Rui, Gingin Canário, Dedé Querino e João de Altino. Com esse time vencemos o time do distrito de Recanto por um a zero, mesclado com jogadores da "rua de cima" (Monsenhor Paulo Herôncio), em sua maioria, e "rua de baixo" (antiga Tristão de Barros, na entrada da cidade).

Desses, apenas dois ainda residem na cidade, Ivonez, que também era chamado pelos colegas de "Neguinho da vúva" é pedreiro e Dedé Querino, filho dos saudosos Germinio Costa e dona Amália Querino Costa é funcionário público estadual. "Quinta de Mané Bazú" é dono de uma mercearia e reside na comunidade do Ingá, zona rural de São Tomé.

Quanto a "Doval", que tinha esse apelido por ser torcedor do Flamengo e fã do centroavante do clube do Rio no começo dos anos 70, hoje é motorista de caminhão e reside, salvo engano, em Riachuelo, na região do Potengi.

Zenóbio de Souza era chamado de "Popoca" pelos amigos e era filho do saudoso Geraldo Simplicio, que residiu em Recanto e depois na cidade. Nenzinha é a mãe dele, o qual reside atualmente em São Luiz, onde é professor universitário. Os irmãos Gingim e Paulinho residem em Natal, onde são funcionários da Petrobras, enquanto João de Altino, filho do falecido marchante Altino Julião, reside em Goianinha, onde é funcionário de uma usina sucroalcooleira. Zequinha Macedo reside em Brasilia, enquanto Ronilson é sindico em Natal, onde também mora o irmão Rui Gomes Barbosa, funcionário da Caern. José Edinaldo Bezerra da Costa, o "Louro", é pastor evangélico em Natal, onde graduou-se em Direito, cidade onde também residem os irmãos jornalistas Valdir e Vanilson.

Nenhum comentário: