sábado, 23 de maio de 2015

Currais Novos incluida no Dia do Desafio do Sistema Fecomercio

Currais Novos figura entre os três municípios do Rio Grande do Norte onde, nesta quarta-feira (27),ocorrerá a exemplo de outros municípios  do Brasil e simultaneamente em mais de 23 países ao redor do mundo, a 21ª edição do Dia do Desafio, que pretende estimular a prática de exercícios físicos. O evento organizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) vai para a sua quarta edição no Estado e inclui, ainda, os municípios de Caicó e Mossoró. 

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Fecomércio informa que no Dia do Desafio estará presente equipes de Aquiraz (CE), em Caicó; La Unión (El Salvador), em Currais Novos e Barinas (Venezuela), em Mossoró. Ano passado, Caicó, veterana na competição, foi tricampeã, mobilizando mais de 70% da população. Mossoró, que participou pela 1ª vez do projeto, venceu sua rival com uma margem de quase 55%. Já Currais Novos, embora não tenha ganhado, movimentou 81,22% de sua população.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Dia do Desafio 2015 deve mobilizar mais de 200 mil potiguares em torno da prática de exercícios. Dentro da programação, que acontece entre 5 horas e 20 horas, estão previstas aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de Zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras. A programação completa está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

A ideia é que em escolas, unidades Sesc, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Dia do Desafio no RN

Desde 2012, o RN participa do Dia do Desafio. Nos dois primeiros anos, Caicó foi a única cidade participante; a partir de 2014, três cidades aderiram ao projeto, todas elas repetindo suas participações este ano. Ano passado, a campanha obteve os seguintes resultados:

Nos dois anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica, e, em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras.  

Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA).

Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, e faz parte da campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de exercícios até 2016, ano das Olimpíadas no país. O site oficial é o www.diadodesafio.com.br. O 21º Dia do Desafio contará com a participação de mais de 20 países do Continente Americano e de países como Sérvia, Eslováquia e Israel. O sorteio que define as cidades rivais foi feito no dia 20/04/15 na Alemanha, sob coordenação da TAFISA.

Nenhum comentário: