quarta-feira, 1 de julho de 2015

Sape divulga programação da Exposição Agropecuária de Currais Novos

A 18ª Exposição Agropecuária de Currais Novos será aberta na noite desta sexta-feira (3) e deve contar com um plantel de 500 animais entre bobinos, caprinos e ovinos, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). O evento que ocorre, anualmente, no Parque José Bezerra de Araújo, vai até domingo (5) e faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e é realizado em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) e Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc).

“Acreditamos que será um bom momento para os criadores da região se encontrarem e comercializarem o que há de melhor no nosso estado”, diz o secretário estadual da Agricultura, Haroldo Abuana.

De acordo com a Sape, serão instalados 40 currais no parque, onde hoje começam a entrar s animais no local, a partir das 8 horas. Já na sexta, também a partir das 8 horas, começa a admissão e mensuração dos animais. Às 14 horas, uma equipe do Idiarn realiza uma palestra sobre a raiva e logo depois, às 19h, acontece o nivelamento do torneio leiteiro de caprinos. Às 20 horas está marcada para acontecer a abertura oficial do evento.

No sábado, às 7 horas, acontece a primeira ordenha das cabras leiteiras e às 8 horas é a vez do julgamento de caprinos e ovinos. Às 8h30 a Emater realiza palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir das 14 horas, uma equipe da Emparn palestra sobre a alimentação do rebanho na seca. Logo depois, às 15 horas, é a vez do Idiarn realizar palestra sobre a cochonilha do carmim, praga que tem atingido as plantações de palma forrageira no Nordeste brasileiro. Às 19 horas ocorre a segunda ordenha das cabras leiteiras.

Já no domingo, último dia da Exponovos. a partir das 7 hioras acontece a terceira ordenha das cabras leiteiras e às 11 horas tem início a saída dos animais. Ao meio-dia está previsto o encerramento.


Nenhum comentário: