segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleições de vereador em Lagoa Nova vão ter duas vagas a mais em 2016

Presidente da Câmara, Nazareno Ulisses, ladeado pelos vereadores Antonio Domingos e Aristeu Gomes, promulgou emenda à Lei Orgânica Municipal criando duas vagas de vereadores na Câmara (foto de Eliabe Alves)
A Câmara Municipal de Lagoa Nova terá mais duas vagas em disputa nas eleições para prefeito e vereador em outubro de 2016. O presidente da Casa, vereador Nazareno Ulisses Alves, promulgou emenda à Lei Orgânica do Município que eleva de nove para 11 a bancada de vereadores no Poder Legislativo.

Os vereadores lagoanovenses aprovaram a emenda com base no artigo 29, da Constituição Federal, o qual define os parâmetros sobre o número de vereadores em cada município de acordo com a sua população, conforme emenda constitucional  58/2009.

De acordo com o dispositivo constitucional, os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto aqueles municípios que têm entre 15.001 e 30 mil habitantes podem ter 11 vereadores na composição da Câmara.

Em 2010, quando foi realizado o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em Lagoa Nova tinha 13.983 habitantes. Já em 2014, a estimativa populacional apontava que Lagoa Nova tinha 15.010 moradores.

Já a estimativa populacional divulgada pelo IBGE este ano, indica que a população lagoanovense chegou a  15.274 residentes, razão pela qual a Câmara promulgou emenda â Lei Orgânica aumentando o número de vereadores do município. 


Nenhum comentário: