domingo, 29 de novembro de 2015

"O cinema em Cerro Corá", artigo de Maria Altiva Pereira

Falar sobre cinema é falar além da própria arte, de educação, cultura, politica, lazer. Enfim, é falar de vida.
O resgate do Cine Canário é um fato histórico para nossa querida Cerro Corá, que vê neste significativo ato algo extremamente enriquecedor à educação de nossos jovens.
Os mais velhos ainda podem lembra de nosso primeiro cinema  no Cerro Corá Club, onde hoje funciona a Câmara dos Vereadores. Este espaço destinado a festas, era precariamente adaptado a projeção de filmes que  haviam estreado em seus países de origem há muitos anos atrás, porém , para nós esperados ansiosamente, quando anunciados .
Muitas vezes tínhamos que levar cadeiras de casa, pois não havia numero suficiente para todos os expectadores que procuravam, felizes aquela novidade. Era nosso próprio Cinema Paradiso.
Sentíamos-nos privilegiados de poder ver astros e estrelas famosos, para nós tão distantes quanto as que brilham no firmamento.
Um pequeno projetor comandado pelo querido Sebastião Canário tornava realidade aquele sonho.
Anos depois o progresso chegou, trazendo o mais bem equipado Cine Canário, comandado pelo próprio Sebastiao.
Agora dois projetores tornavam possível ver o filme sem a necessidade da interrupção após o término de cada rolo.
O cinema tornou real o imaginário da literatura. Dinamizou a fotografia nos levando a lugares até então inimagináveis, ampliando nossos horizontes.
Com o advento da televisão e a invasão dos lares desta novidade revolucionária, muitas salas cerraram suas portas, inclusive o Cine Canário entre tantas outras.
Parecia o final da história do cinema. Felizmente o tempo provou que era apenas uma pausa, para que a sétima arte voltasse a se apresentar em salas a cada dia mais modernas com recursos de som e imagem bem mais aprimoradas.
Enquanto não chegarmos a este nível de evolução,  poderemos dar o primeiro passo, resgatando um espaço que hoje abrigará o II ANCORÁ  - Curta ambiental Nordeste Cerro Corá, posteriormente sediando um Cine Clube que será a semente da qual brotarão novos projetos culturais.

Nenhum comentário: