quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Emparn promove leilão do plantel próprio de animais no dia 19

Criadores da região do Seridó, principalmente de Caicó, devem comparecer ao leilão anual da Emparn, que ocorrerá na manhã deste sábado (19), na Estação Experimental de São Gonçalo do Amarante. "Todas as raças que serão disponibilizadas, podem ser manejadas no semiárido, inclusive os animais da raça Pardo-Suíça são originários da Estação Experimental de Cruzeta", diz o coordenador de Pesquisa e Produção Animal, Guilherme Ferreira da Costa Lima, que continuou. Entre as raças mais rústicas podem ser destacadas a raça Sindi e a raça Guzerá.

Guilherme Lima disse que esse leilão "é caracterizado como um leilão de descarte", em que são ofertados animais "com problemas reprodutivos ou de registros que são indicados para o abate, onde os principais compradores são marchantes e são ofertados também animais sem problemas, com registro e boa produtividade, que são adquiridos por criadores em geral".

A forma de pagamento estabelecida é de 1+1 (em cheques) ou à vista com 50% de desconto, sendo o preço inicial dos lotes (individuais ou coletivos) definido pelo peso em jejum com 40% de rendimento de carcaça e o menor preço da carne do dia.

Lima afirmou, ainda, que a expectativa do leilão em relação aos anos anteriores "é boa, mesmo após os cinco anos de seca, reconhecendo no entanto uma diminuição dos criadores com reservas estratégicas de forragem para aumentar os rebanhos". 

Ao todo serão 51 lotes e 68 animais, os lotes poderão ser consultados via o précatálogo que encontra-se disponível na página da Emparn ( www.emparn.rn.gov.br) linkado ao anúncio do leilão.



Nenhum comentário: