segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Festival Ancorá volta a Cerro Cora homenageando Sebastião Canário


Entre os dias 8 e 10 a cidade de Cerro Corá recebe a terceira edição do Festival Ancorá - Curta Ambiental Nordeste, que este ano traz uma homenagem póstuma a Sebastião Canário, que faleceu dias depois de ser homenageado no festival ocorrido no ano passado. 
O Festival Ancorá presta homenagem a um dos co-fundadores do Cine Canário, que da metade dos anos 60 e até o fim e inicio dos anos 70 e 80 levou à chamada Sétima Arte ao público cerrocoraense, depois fechado pela concorrência da TV.
Uma das organizadoras do Festival Ancorá, Suerda Morais informa que o festival terá mostras competitivas de curtas-metragens e por uma Mostra Cine Rural com a finalidade de levar o cinema e à população da zona rural do município. 
Para participar da amostra,  o cineasta interessado deve seguir o tema disposto pelo festival, “Biomas Brasileiros”. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta terça-feira, dia 6 de dezembro.  com o envio do link do filme postado no YouTube/Vimeo, com senha, se houver, para o e-mail contato@casufilmes.com. O assunto da mensagem deve ser o Título do filme. No corpo do e-mail, deve-se escrever as seguintes informações: o nome do diretor e ano de produção da Obra. O responsável pela inscrição tem a faculdade de enviar, no ato de inscrição, um cartaz, em arquivo digital, do filme. Ele poderá ser usado em exposições nas sedes dos patrocinadores.
A seleção dos filmes será feita pela Curadoria da Organização do evento e divulgada na fan page do evento no dia 8 de dezembro. O Melhor Filme da Mostra de Curtas Ambientais do Brasil, escolhido por um júri popular, receberá através de seu representante, o prêmio de R$ 500 e o Troféu de Melhor Filme da Mostra de Curtas Ambientais do Brasil do III ANCORÁ – Curta Ambiental Nordeste de Cerro Corá 2016.
Já o Melhor Filme da Mostra de Curtas Ambientais Estudantil de Cerro-Corá, escolhido pelo mesmo júri popular, receberá através de seu representante, o prêmio de R$ 500 e o Troféu de Melhor Filme Mostra de Curtas Ambientais Estudantil de Cerro-Corá do III ANCORÁ – Curta Ambiental Nordeste de Cerro Corá 2016.
Além das exibições dos curtas, o Festival também fará debates entre os realizadores, profissionais do meio audiovisual e espectadores em geral, incluindo crianças, estudantes e adultos.
A população terá acesso gratuito a todos os eventos do Festival, que será realizado no Cine Canário, com premiação na Praça Central do município.
O Festival é um Projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta terceira edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Clara.

Programação
OFICINAS
O que são Biomas e como podemos defendê-los?
DATA – 07/12/2016
HORA – 14h
LOCAL – Escola Municipal Sebastiana Noga
DATA – 08/12/2016
HORA – 09h
LOCAL – Escola Municipal Belmira Viana
DATA – 08/12/2016
HORA – 14h
LOCAL – Escola Estadual Querubina Silveira
Ministrante – Rose Dantas (Bióloga Marinha)

Cine Educação “O Cinema como proposta Educativa na Escola”
DATA – 07/12/2016
HORA – 14h
LOCAL – Escola Municipal Sebastiana Noga
DATA – 08/12/2016
HORA – 09h
LOCAL – Escola Municipal Belmira Viana
DATA – 08/12/2016
HORA – 14h
LOCAL – Escola Estadual Querubina Silveira
Ministrante – Suerda Morais (Bacharel em Cinema e Audiovisual)

MOSTRA CINE RURAL
Data – 08/12
Local – Assentamento Santa Clara (Zona Rural de Cerro Corá)
Hora- 17:30
MOSTRA DE CURTAS AMBIENTAIS ESTUDANTIL DE CERRO CORÁ
DATA – 09/12
LOCAL – CINE CANÁRIO
HORA – 17:30
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS NACIONAIS
DATA – 10/12/2016
LOCAL – CINE CANÁRIO
HORA -17:30

ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
DATA – 10/12/2016
LOCAL – PRAÇA DA CIDADE
HORA – 20:30


Nenhum comentário: