sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Negros do Riacho presentes ao encontro Pontos de Memória em Natal

O Ponto de Memória dos "Negros do Riacho" representa o município de Currais Novos, no 3º Encontro da Rede Pontos de Memória e Museus Comunitários do Rio Grande do Norte entre as 8 e 18 horas de hoje, no campus do Instituto Federal de Educação (IFRN),  na Cidade Alta, em Naal. O evento reuni, articula e mobiliza Pontos de Cultura, grupos culturais, museus comunitários e instituições educativas em torno da proposta de museologia social e comunitária. O Instituto Brasileiro de Museus já confirmou a participação no encontro.

A atividade que acontece a cada dois anos será uma grande mostra do trabalho que é realizado em 20 municípios do Rio Grande do Norte. No evento, os participantes poderão conferir uma mostra fotográfica de oito Pontos de Memória do Estado: Banguë (Natal), Chico Daniel (Itajá),  Mestres da Cultura Popular (Nísia Floresta), Quirambu (Monte Alegre), Negros do Riacho (Currais Novos), Olhares (São Gonçalo do Amarante), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta), Museu Rural Auta de Souza (Santa Cruz).

Além da mostra fotográfica, o encontro conta com a apresentação da Orquestra Sanfônica do Museu Vaqueiro de São José de Mipibu, o Boi-de-Reis do bairro Bom Pastor, o grupo de Coco de Roda de Nísia Floresta e apresentações de Capoeira. A atividade é organizada pela Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN e a RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural.

A terceira edição do Encontro de Pontos de Memória é um espaço para discussões de preservação e valorização dessas iniciativas, além de criar um diálogo com entidades do poder público, visando a construção de políticas públicas para o setor. O encontro vai contar com a participação do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Secretaria Estadual de Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, Capitania das Artes, Universidade Estadual do RN – Uern, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.

Ponto de Memória

É uma iniciativa que tem como objetivo apoiar ações de reconhecimento e valorização da memória social. Os Pontos trabalham a memória de forma viva e dinâmica, valorizam o protagonismo comunitário e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Eles são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência.

A Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN é uma iniciativa de museologia social de base comunitária que reúne Pontos de Memória, Pontos de Cultura, grupos culturais, museus comunitários e instituições educativas e culturais de 20 municípios do Rio Grande do Norte. Essas iniciativas têm em comum o objetivo de documentar, preservar e difundir ações que assegurem o direito à memória dos setores historicamente marginalizados. A Rede é uma articulação informal de diferentes iniciativas que se mobilizam em torno de ações comuns e de um plano de ação estratégica que envolve formação, produção de conteúdos, intercâmbio de experiências e comunicação integrada.

Nenhum comentário: