segunda-feira, 8 de maio de 2017

Trajetória de "Caçarola", o novo coordenador de Cultura de Cerro Corá

Com um talento cultural imensurável, o Técnico em Informática Carlos Alberto Galvão Junior, o Junior Caçarola, reforça, a partir desta segunda-feira (08/05), como coordenador de cultura, a equipe da gestão da prefeita Graça Oliveira, em Cerro Corá.
Júnior Caçarola se identifica com
resgate da cultura de raízes africanas

Na batuta da secretária de educação, Alice Maria, e ao lado do coordenador de turismo, João Marcelo, Caçarola terá a responsabilidade de projetar a cultura da cidade que o acolheu, para os quatro cantos do Estado, identificando e valorizando a diversidade cultural peculiar de Cerro Corá.

Junior é natural de Campina Grande/PB, mas veio morar na Suíça do Seridó em 1995, acolhido pela avó Dona Noêmia, onde sempre se sentiu em casa e criou raízes. A cultura sempre teve atrelada a sua vida. Com um talento inigualável, o produtor cultural domina as artes como poucos: dança, teatro, música, poesia... são algumas das suas especialidades.

A capoeira sempre foi sua grande paixão. Sua primeira experiência foi em 1996, em Cerro Corá, na época com 16 anos. Sempre esforçado, em 2000, começou a dar aula na cidade de Bodó, driblando todas as dificuldades, ia a pé para a cidade vizinha, onde ficou por dois anos.  Em 2002, iniciou um respeitado trabalho no PETI de Cerro Corá, onde ficou até 2008, trabalhando além da capoeira, com o maculelê e a quadrilha junina, quando decidiu buscar novos desafios, agora na cidade de Currais Novos.

Em parceria com alguns amigos, ainda em 2006, criou o prestigiado grupo “Cordel do Pau Quebrado”, recitando poesia popular, se apresentando nos principais eventos culturais do Estado. Mesmo não residindo em Cerro Corá, Caçarola nunca perdeu o vínculo com a cidade. Durante esses anos realizou vários trabalhos, entre eles, dirigiu espetáculos teatrais, como o “Auto de Natal” e a “Encenação da Paixão de Cristo”.
Atualmente, quando não está na sua empresa PTI, sediada em Currais Novos, prestando consultoria em informática a várias empresas potiguares, participa das rodas de capoeira, onde é Mestre. “Nosso desafio agora, é resgatar as manifestações artísticas já existentes em Cerro Corá, além de valorizar todas as expressões culturais, identificando os novos talentos”, explicou.

Agora como coordenador de cultura, Junior terá pela frente muito trabalho e vários desafios, entre eles, representar bem a cidade com a quadrilha junina estilizada “Estação Junina”, e a realização do Festival de Inverno, que acontecerá em agosto. “Meu vínculo com a cultura de Cerro Corá sempre foi muito forte, inclusive para o meu crescimento pessoal e profissional, quero deixar minha contribuição, e agora como coordenador poderei retribuir com muito trabalho”, finalizou (Fátima Sousa, jornalista em Currais Novos).

Nenhum comentário: